Entre as ações foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a educação contra o preconceito de qualquer natureza em todas as séries do Ensino Fundamental.

Durante a sessão de ontem (5) os vereadores de Barra Mansa aprovaram em primeira discussão o projeto de lei de autoria do vereador Vicente de Paula Ferreira Júnior, o Pissula, que prevê que em todas as séries do Ensino Fundamental sejam realizadas ações de educação contra a discriminação. A proposta é que através de campanhas específicas, palestras, apresentação de vídeos e peças de teatro, a discriminação de qualquer natureza  (racial, sexual, religiosa) seja combatida entre os alunos da rede municipal.

Outro projeto sobre o mesmo tema, de autoria do vereador Rodrigo Drable, que cria o Conselho Municipal de Igualdade Racial e Combate à Descriminação, voltou à discussão no plenário após vistas do vereador Elias da Silva Andrade, o Lia Preto. Lia fez sugestões ao projeto baseado em informações colhidas junto ao movimento negro do município.

-Para fazer um projeto completo e eficaz é preciso ouvir o lado do oprimido. A primeira sugestão é para que o nome do conselho seja alterado para "Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial". Além disso, outros itens precisam sere mudados, como a realização de eventos apenas em novembro. Precisamos realizar ações o ano todo para mudar a situação do negro na sociedade. Precisamos criar um órgão forte, que lute pela igualdade racial, pressionado os órgãos competentes quando necessário – justificou Lia Preto.

O vereador Rodrigo Drable, autor do projeto agradeceu a colaboração do vereador Lia Preto, sugerindo a criação de um substitutivo ao texto apresentado.

-Incialmente, acho válida a participação do vereador Lia Preto, que lida com a causa do movimento negro para aprimorar o projeto. Durante a sessão solene de comemoração ao Dia da Consciência Negra fomos cobrados acerca da criação do Conselho, por isso, propus o projeto de lei e elaborei o documento. Quanto ao evento em novembro, escolhi este mês para ser comemorativo, por ser representativo da luta pela igualdade racial, mas ações acontecerão durante todo o ano. A lei vai ser mais funcional se fizermos isso juntos, proponho que façamos um substitutivo ao projeto atual, discutindo as sugestões propostas pelo vereador Lia Preto – afirmou Rodrigo Drable.

 Vereador requer instalação de ar condicionado em escola

Os vereadores aprovaram o requerimento do vereador Roberval Pessanha dos Santos, o Teixeirinha, solicitando a instalação de ar condicionado na Escola Municipal Damião Medeiros, no bairro Paraíso de Baixo. O requerimento segue para a Prefeitura para enviar aos órgãos competentes. A justificativa do vereador para o requerimento é amenizar o calor dos últimos meses e propiciar um ambiente mais confortável aos alunos.

::: Sessões da Câmara

12 Set 201907:00PM -
sessão
11 Set 201909:00AM -
Sessão
10 Set 201907:00PM -
Sessão

::: Contato

(24) 3322-2652
(24) 3322-3752