O vereador Elias da Corbama (PV), junto com moradores do Bairro Vila Elmira, promove nesta semana a Limpeza da Reserva Beija Flor, unidade de conservação ambiental com cerca de 20 mil² situada entre a Vila Elmira e o bairro Barbará. Esse trabalho é feito a cada seis meses, em conjunto com o Comavi (Conselho de Moradores e Amigos do Bairro Vila Elmira).

Elias conta que há seis anos, quando presidia a Comavi, os moradores resolveram cuidar da Reserva, que está situada numa área pertencente a iniciativa privada. Uma das ações feitas foi a recuperação de uma Mina, que hoje atende aos moradores e a conservação permanente da unidade.

Além da limpeza, Elias e os moradores colocaram placas lembrando que o local é uma área de preservação ambiental e de proibido jogar lixo, o que continua ocorrendo no local, segundo ele, apesar das constantes campanhas de esclarecimentos.

- Encontramos lixo, entulho, geladeira, monitor de computador, entre diversas outras coisas, o que nos deixa muito triste. Além de agredir o Meio Ambiente, quem joga lixo na Reserva está também contribuindo para criação de focos do mosquito da dengue, o que é uma ameaça para a própria vida – afirmou Elias. .

A Reserva já passou por um reflorestamento de seis mil mudas e abriga hoje várias espécies da fauna regional como lagarto, tatu, coelho, ouriço, e vários tipos de aves, como canários da terra, pintassilgo, azulão. "Quando a pessoa joga lixo na reserva está prejudicando os animais que vivem lá. É uma agressão", afirmou Elias.

16 Out 202009:00AM -
15 Out 202009:00AM -