Durante a ocasião foi entregue a Medalha do Mérito Zumbi dos Palmares, além de Diplomas de Mérito

A Câmara de Barra Mansa, em conjunto com a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial realizou na noite desta terça-feira, 22, Sessão Solene em celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro. Durante a ocasião foi entregue a Medalha do Mérito Zumbi dos Palmares ao senhor Valmiro Fabiano, além de 20 diplomas de méritos a personalidades da cidade que, em suas áreas de atuação, destacaram-se na luta pela Igualdade Racial.

A Medalha Zumbi dos Palmares foi instituída em 1997, por iniciativa do atual presidente da Câmara de Barra Mansa, Cláudio Cruz, o Baianinho (PV), uma inovação para a época, uma vez que o Dia Nacional da Consciência Negra só foi instituído por Lei Federal em 2003. Posteriormente a isso, alguns estados, como o Rio de Janeiro, e municípios, decretaram feriado para esta data. " Barra Mansa foi pioneira ao reconhecer a importância do líder negro, Zumbi dos Palmares, e celebrar, sobretudo, a igualdade racial", afirmou Baianinho.

A Mesa Diretora dos Trabalhos foi composta, além do presidente da Câmara, por Francisco José de Paula, representando o Movimento Negro, por Fátima Lima, da Organização Integração de Conscientização Negra, pelo Assessor de Promoção a Igualdade Racial, Valmir Almeida e pelo Comandante da Guarda Municipal, Carlos Natanael, representando o prefeito José Renato (PMDB).

Estiveram presentes também os vereadores José Abel, Luís Antônio Cardoso, Ueslei da Farmácia, Elias da Corbama, Vicentinho, Marcelo Borges e José Maurício.

MEDALHA – Um dos pioneiros na luta pela Igualdade Racial, em Barra Mansa, Valmiro Fabiano é um dos idealizadores da Organização Integração de Conscientização Negra e tem atuação destacada na cidade também como líder comunitário.

16 Out 202009:00AM -
15 Out 202009:00AM -