A Câmara de Barra Mansa aprovou ontem Projeto de Resolução de autoria do vereador José Abel Mariano (PMDB) que institui a Medalha de Mérito Sindicalista José Juarez Antunes a ser concedida anualmente a duas personalidades que se destaquem no meio sindical.

Ex-deputado federal e ex-prefeito de Volta Redonda pelo PDT, Juarez Antunes dirigiu o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense entre 1983 e 1989 e até hoje é o maior nome do movimento sindical da região. José Abel, que conheceu Juarez no movimento sindical e também foi seu companheiro de partido, diz que a criação da medalha é um reconhecimento a pessoa que mais lutou pelos direitos dos trabalhadores não só em Volta Redonda, mas em todo o Sul Fluminense.

"Além de ser um grande lutador, foi um amigo, um irmão. Lutou muito pela região. Não vi, até hoje, nem no meio político, nem no meio sindical, alguém com a coragem de Juarez Antunes", destacou Zé Abel.

O vereador estipulou em seu projeto que a medalha seja concedida até o dia 9 de novembro de cada ano. Em 9 de novembro de 1988, em uma das maiores greves da história do Brasil, comandada por Juarez, o Exército invadiu a Companhia Siderúrgica Nacional e matou três trabalhadores, Willian, Valmir e Barroso, e deixou outros 46 feridos.

O presidente da Câmara, Cláudio Cruz, o Baianinho (PV), que foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos, ao lado de Juarez, parabenizou Zé Abel pela iniciativa.

"Juarez foi um brilhante sindicalista e está na memória dos trabalhadores, assim como está na nossa memória. Fico muito feliz que essa homenagem leve o seu nome", destacou o presidente do Legislativo, que, em 9 de novembro de 1988, estava na CSN e vivenciou o confronto dos militares com os trabalhadores.

Os vereadores José Maurício de Almeida (PT), Vicentinho (PSB) e Elias da Corbama (PRTB), que também acompanharam a luta de Juarez também parabenizaram Zé Abel pelo projeto. Elias da Corbama, que até hoje trabalha como metalúrgico, lembrou que era um jovem recém-contratado quando eclodiu a greve de 1988. "Sou testemunha sua luta, se os trabalhadores da região têm direitos hoje, ele é responsável. Zé Abel está de parabéns pelo projeto".

16 Out 202009:00AM -
15 Out 202009:00AM -