Projetos de lei aprovados têm como objetivo principal a prevenção ao uso de drogas e à erotização infantil

A Câmara Municipal de Barra Mansa aprovou na sessão dessa quarta-feira, dois projetos de lei que tem a finalidade de  promover a conscientização dos alunos da rede municipal sobre dois assuntos difíceis de serem abordados: o uso de drogas e a erotização infantil. De autoria dos vereadores Jaime Alves de Almeida e Thiago Valério da Silva, os projetos preveem a realização de atividades de conscientização e debate sobre estes assuntos nas escolas de Barra Mansa.

O projeto de lei que cria medidas de conscientização, prevenção e combate à erotização infantil foi proposto pelo vereador Jaime Alves de Almeida. De acordo com o projeto aprovado, as escolas municipais de Barra Mansa deverão incluir em suas práticas pedagógicas medidas de conscientização sobre o assunto. Os objetivos do projeto de lei são, além de prevenir e combater a prática de erotização infantil no cotidiano dos alunos, também, capacitar  a equipe pedagógica e envolver toda a comunidade escolar no combate às práticas de sexualização precoce. Este envolvimento é necessário para que a conscientização extrapole os muros da escola e seja parte do cotidiano dos alunos.

-É importante esclarecer que ao se falar de combate à sexualização precoce, pretendemos evitar que fatores externos, como o que é transmitido na mídia e pela publicidade, influenciem negativamente como estes alunos, ainda em formação, enxergam sua sexualidade, seus valores, relacionamentos e até mesmo a capacidade de entender o que é amor e afeto. Muitas vezes as crianças são induzidas a se exibirem e se comportarem de forma precocemente erotizada, com apelos que não são naturais de sua fase de vida. Isto que pretendemos combater com o projeto – avalia o vereador Jaime Alves.

O combate e prevenção ao uso de substâncias que causam dependência física ou psíquica são o objetivo do projeto de lei proposto pelo vereador Thiago Valério da Silva. De acordo com o projeto, anualmente serão promovidas no mínimo duas palestras ou seminários educativos em cada escola da rede municipal sobre o tema. Os palestrantes serão selecionados entre o corpo docente da secretaria de educação, não ocorrendo, assim, despesas para a realização do projeto. O vereador autor do projeto destaca que a escola é um ambiente privilegiado para a abordagem do assunto.

-O acesso às drogas em Barra Mansa está se tornando cada vez mais fácil. É preciso promover a prevenção ao seu uso, conscientizando os alunos sobre as consequências do uso dessas substâncias. E a escola é o melhor lugar para que essa prevenção ocorra de fato – justificou Thiago Valério.

Os projetos de lei seguem para o Executivo municipal seguem para sanção ou veto do prefeito.

09 Jul 201907:00PM -
08 Jul 201909:00AM - 12:00AM