Maioria dos portadores de osteoporose só recebe diagnóstico da doença após lesão

A osteoporose é uma doença silenciosa, que diminui a massa óssea, tornado os ossos mais frágeis. Na maioria das vezes, a doença só é diagnosticada após uma lesão ou fratura, causada por essa perda óssea. Para conscientizar a população sobre causas, sintomas e o tratamento da doença, a Câmara de Barra Mansa  aprovou, na sessão dessa quarta-feira, o projeto de lei que cria a Campanha Municipal de Prevenção, Orientação e Combate à Osteoporose.

O projeto de lei, de autoria do vereador Gilson Assis Lopes, inclui no calendário oficial do município o Dia Municipal de Diagnóstico e Prevenção da Osteoporose. De acordo com o projeto, o programa de prevenção e combate à doença inclui tanto o desenvolvimento de ações de prevenção, quanto o acompanhamento e tratamento dos pacientes diagnosticados com osteoporose.

O projeto prevê, ainda, a implantação de um sistema de coleta de dados sobre os portadores da doença, detectando o índice de incidência da osteoporose no município. Tais dados podem ser utilizados para o aprimoramento do programa, atuando preventivamente na população com mais chances de contrair a doença. Ainda há a possibilidade de esses dados serem utilizados em pesquisas específicas sobre a osteoporose.

Para atuar na prevenção, o projeto estabelece atividades educativas, para informar a população sobre os sintomas e riscos da doença. Entre essas atividades estão a realização de palestras em postos de saúde e a distribuição gratuita de cartilha informativa sobre a osteoporose. Durante a campanha de conscientização, o projeto prevê que haja a convocação para realização de exame preventivo da população, principalmente de idosos, que têm a maior probabilidade de desenvolver a doença.

O vereador autor do projeto de lei, Gilson Assis Lopes, destaca a necessidade de descobrir a doença ainda em sua fase inicial, para que o tratamento seja mais eficaz.

-Muitas pessoas, principalmente mulheres e idosos, que estão na população de risco, têm osteoporose e não sabem, ou descobrem quando acontece uma queda, causada pelo enfraquecimento dos ossos. Com a possibilidade de as pessoas conhecerem mais sobre a doença, em especial seus sintomas, há mais chance de tratar e evitar essas lesões, que tanto prejudicam a qualidade de vida dos portadores de osteoporose – conclui Gilson.

 

::: Sessões da Câmara

14 Nov 201809:00AM -
Sessões - Novembro/2018
13 Nov 201807:00PM -
Sessões - Novembro/2018
12 Nov 201809:00AM -
Sessões - Novembro/2018

::: Contato

(24) 3322-2652
(24) 3322-3752