Sessão especial homenageou 18 mulheres por sua história de vida e luta

A Câmara Municipal de Barra Mansa realizou, na última terça-feira, sessão especial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março. A homenagem foi uma forma de enaltecer a importância da representatividade feminina em todos os setores da sociedade. Para tanto, 18 mulheres foram indicadas pelos vereadores para receberem o diploma de reconhecimento público, emitido pela câmara. A indicada pelo vereador Gilmar Lélis do Carmo, Dalva Aparecida de Almeida, não pode comparecer à sessão, por estar em tratamento de saúde.

A sessão especial se destacou pela diversidade de mulheres devidamente reconhecidas por suas histórias de vida e  empenho na busca por uma sociedade igualitária. Entre as homenageadas, indicadas pelos vereadores barra-mansenses, estavam mulheres de diversificadas religiões, profissões, classes sociais. A única representante feminina no legislativo municipal de Barra Mansa, a vereadora Maria Lúcia Moura da Fonseca, falou em nome dos vereadores e ressaltou a necessidade das mulheres se fazerem presentes na política.

- Como todos podem observar a câmara tem 19 cadeiras e apenas uma mulher representa as mulheres de Barra Mansa. Neste dia que foi escolhido para homenagear as mulheres, é preciso que cada uma delas possa acreditar em si mesma. Assim como eu acreditei que poderia trabalhar em favor das pessoas e da minha comunidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas é preciso que as mulheres participem das rodas de conversa política. Nós somos poderosas e precisamos acreditar em nossa capacidade e potencial. Sabemos que, muitas vezes, a mulher ganha um salário inferior ao do homem, no mesmo cargo. Talvez, se tivéssemos mais mulheres na política essa realidade poderia ser mudada – afirmou Maria Lúcia.

A deputada estadual Jucélia Oliveira Freitas, Tia Ju,  foi homenageada por indicação do vereador Jaime Alves de Almeida e falou em nome de todas as agraciadas. A deputada foi eleita em 2014, obtendo a segunda maior votação entre as mulheres do estado do Rio de Janeiro. Tia Ju ressaltou a importância da sessão em homenagem à mulher.

-Estamos no mês da mulher, mas costumo dizer que a mulher é rainha e princesa de todos os dias, e sábio são aqueles que prestam homenagem a todas as mulheres. Todas as  mulheres que receberam homenagem nesta noite foi uma condecoração mais do que merecida. E os vereadores desta casa estão de parabéns, porque é raro vermos uma casa, majoritariamente composta por homens, que tenha uma iniciativa como esta: de homenagear mulheres em seu mês. Vamos ter esta noite marcada em nossas vidas, como uma alavanca para mais uma jornada de lutas e de conquistas de espaço e de poder – agradeceu a deputa estadual, representando todas as mulheres homenageadas na sessão.

Para o presidente da câmara, vereador Marcelo Borges da Silva, a sessão foi um momento importante, para poder homenagear todas as mulheres.

-Todas as mulheres, tanto as agraciadas, quanto todas as outras, são dignas de toda homenagem, por sua luta e dedicação diárias. Parabenizo a todas pelo seu dia especial e digo que a câmara está  sempre de portas abertas, não só para as mulheres, mas para toda população. É gratificante ver nosso plenário cheio, que isso aconteça cada vez mais, aumentando a participação da população na câmara – afirmou Marcelo Borges ao saudar as homenageadas da sessão especial.

Vereadores e suas homenageadas

Daniel Volpe Maciel  -  Rosali   Gomes Araújo Maciel

Elias Barbosa Romeiro Ivete Gama Alcântara

Gilmar Lelis Do Carmo – Dalva Aparecida De Almeida