Sessão especial da câmara municipal reverenciou jovens por seu trabalho e destaque na sociedade

O Dia da Consciência Negra foi celebrado na Câmara Municipal de Barra Mansa com uma sessão especial, promovida em conjunto com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diante dos casos de violência que atingem, principalmente, o jovem negro, a sessão teve como finalidade homenagear jovens negros barra-mansenses que se destacam em suas atividades sociais, educacionais e profissionais, principalmente, disseminando a importância da luta pela igualdade de oportunidades.

Compuseram a mesa principal: Fátima Lima, vice-prefeita de Barra mansa; Gilson Assis Lopes, vereador representando o presidente da câmara; Walmiro Fabiano Júnior, gerente de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura municipal, que presidiu a sessão; Silvana Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Marcelo Bravo, secretário municipal de cultura.

Entre os jovens homenageados havia estudantes, escritores, professores, artistas e profissionais de diferentes áreas que em seu cotidiano buscam conscientizar a população sobre a necessidade da igualdade racial. A estudante de Administração Pública, na Universidade Federal Fluminense,  Ana Luíza de Souza Luciano falou em nome de todos os homenageados. Ela coordena o Projeto Nova Geração,  que incentiva jovens na área da educação e mercado de trabalho, com intercâmbios de formação em Maricá  e Salvador. Ana Luiza destacou que os jovens homenageados representam uma esperança a outros jovens:

-Nós, aqui, hoje, representamos uma esperança para tantos outros jovens. A esperança de que é possível e não podemos desistir. Muitos lutaram para que hoje pudessemos estar aqui e nunca poderemos esquecer da história desses que tanto lutaram, tendo sido escravizados e  com suas mãos construído este país. Me emociono com cada história apresentada nesta homenagem, tão importante – frisou Ana Luíza.

A vice-prefeita, Fátima Lima,  destacou que o projeto de homenagear os jovens negros que se destacam e tem sucesso é necessário para ressaltar aqueles que lutam pela igualdade, não encorpando as estatísticas que demonstram a exclusão dos negros. Para  Fátima Lima,  o Dia da Consciência Negra deve ser vivenciado todos os dias, quando toda a população deve refletir sobre seus atos em relação aos negros. O secretário de cultura, Marcelo Bravo,  destacou o quanto tem aprendido sobre a história e a cultura dos negros, principalmente, por meio do Projeto Afrosaberes, promovido pela secretaria.

O gerente de promoção da igualdade racial, Walmiro Fabiano Júnior também enfatizou a necessidade de todos os dias serem da Consciência Negra. Walmiro ainda ressaltou que Barra Mansa é uma das cidades do Estado do Rio de Janeiro mais avançadas na luta pela igualdade racial.  Silvana Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial afirmou que o principal objetivo do conselho, além de buscar punição para crimes de racismo e injúria racial, é elaborar e implementar políticas públicas que assegurem o pleno exercício da cidadania por todas as raças.

Representando o presidente da câmara, o vereador Gilson Assis Lopes também falou sobre a esperança que as histórias dos jovens propiciam:

- Aproveito a oportunidade para destacar cada um desses jovens homenageados nesta sessão. Foi um prazer conhecer um pouco de suas histórias de vida e, mais ainda, dá esperança saber que existem tantos como vocês lutando por uma sociedade igual – afirmou Gilson.

A sessão se encerrou ao som do saxofone do músico  e homenageado Welsten Leopoldino, interpretando Carinho, de Pixinguinha. O início da sessão também foi diferenciado, com o Grupo de Capoeira Quarto Crescente entoando o Hino Nacional.

Homenageados da noite:

Ana Luíza de Souza Luciano