A população poderá participar mais ativamente do legislativo municipal por meio do Banco de Ideias

Promover a participação popular na vida política da cidade e na criação de leis para Barra Mansa, esses são objetivos do Bando de Ideias Legislativas aprovado, na sessão desta sexta-feira, pela câmara de vereadores. De autoria do vereador Jaime Alves de Almeida, o Banco de Ideias permite a qualquer cidadão cadastrar sugestões para projetos de lei, demandas do município, atuando diretamente na atividade legislativa de Barra Mansa.

O Banco de Ideias Legislativas será integrado ao sistema informatizado da Câmara de Barra Mansa. Por meio de um formulário disponibilizado no site da câmara, a população poderá enviar suas sugestões. Para enviar sua sugestão, o cidadão deverá se identificar, pois envios anônimos não serão aceitos. Partidos políticos, associações, sindicatos, ONG´s e qualquer outra entidade da sociedade civil poderão participar do banco de ideias.

O vereador Jaime Alves de Almeida, autor do projeto que cria o Banco de Ideias Legislativas, ressalta a importância da aproximação da população nas atividades da câmara.

-O Banco de Ideias Legislativas é mais um avanço na busca dos poderes públicos em aproximarem a população. Ferramentas semelhantes já existem na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e em assembleias legislativas pelo país. O banco permite que o cidadão formalize sugestões ao ordenamento jurídico de nosso município, cabendo aos vereadores avaliarem a sua pertinência e se valerem dessas ideias para protocolarem projetos – justificou Jaime.

As sugestões enviadas por meio do banco de ideias serão disponibilizadas para consulta permanente dos vereadores e da população, no site e na secretaria da câmara. Os vereadores poderão utilizar-se dessas sugestões para a criação de projetos de lei, emendas à Lei Orgânica, projetos de decreto legislativo ou de resolução. Para o vereador Vicente Carneiro Leão Filho, a política mudou e, por isso, são necessárias ferramentas que aproximem a população dos poderes.

-O jeito  de fazer política está mudando e é preciso dar condições da população participar da vida política e das decisões que mudam sua vida, a vida da cidade – afirmou Vicentinho.

O Banco de Ideias ainda será regulamentado pela câmara para entrar em atividade e receber as sugestões da população.

24 Out 201707:00PM -
19 Out 201707:00PM -