Prefeitura poderá efetuar pagamentos de contas de água, luz e gás dos asilos cadastrados

A mensagem do executivo que solicitava autorização para realizar o pagamento de  contas de água, luz e gás dos asilos de Barra Mansa foi aprovada pelos vereadores na sessão desta quinta-feira.  De acordo com a mensagem, enviada pelo prefeito, os recursos para pagamentos destas dívidas dos asilos  serão gerenciados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Os recursos já existentes precisavam da autorização da câmara para serem utilizados nos pagamentos das dívidas. A mensagem foi votada em regime de urgência a pedido do vereador Vicente Carneiro Leão Filho:

- Quando vi esta mensagem na casa, percebi sua importância para os asilos. As entidades de nosso país estão todas com o pires na mão e necessitam da ajuda da população para continuarem realizado seu trabalho. Toda semana temos alguma atividade para arrecadar fundos para essas instituições e o pagamento das contas de água, luz e esgoto pela prefeitura é uma grande conquista para os asilos. Na Vista Alegre temos ainda a Casa Paz e Bem , outra instituição que vem lutando para se manter de pé e atender à população, mostrando que não só os asilos precisam desse apoio – afirmou o vereador Vicentinho, autor do pedido de regime de urgência, enfatizando a necessidade de ajuda a outras entidades.

As despesas só poderão ser pagas pelo executivo aos asilos que se cadastrarem na Secretaria de Assistência Social. Além disso, as instituições deverão comprovar sua inscrição nos conselhos municipais de assistência social e de defesa dos direitos da pessoa idosa. Para adequar a mensagem à legislação federal, que regulamento esse tipo de recurso, o vereador Wellington Pires apresentou emenda aditiva, que obriga aos asilos a comprovarem a certificação como entidade beneficente de assistência social, conforme exigência do  governo federal.

Durante a votação, o vereador Thiago Valério falou sobre sua experiência participando de atividades dos asilos.

- Só quem trabalha junto aos asilos sabe as dificuldades encontradas por essas instituições, que, muitas vezes, necessitam do auxílio da comunidade para atender aos idosos, muitas vezes acamados. Essa verba será de extrema importância para que os asilos continuem suas atividades e atendendo aqueles que mais precisam – afirmou o vereador Thiago Valério.

19 Set 201707:00PM -
18 Set 201709:00AM -