Mulheres receberam homenagens em sessão especial em menção do Dia Internacional da Mulher

A diversidade e garra femininas foram motivo de homenagem na Câmara Municipal de Barra Mansa, em sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Entre as homenageadas, indicadas pelos parlamentares barra-mansenses, profissões e histórias de vida diversificadas. Contadora, do lar, professora, comerciante, ativista social, assessora parlamentar, jornalista, empresária, nutricionista, auxiliar de enfermagem, foram as representantes femininas de Barra Mansa homenageadas na noite. A única vereadora eleita para o atual mandato, Maria Lúcia Moura da Fonseca, presidiu a homenagem e destacou o protagonismo feminino.

-Nós mulheres não somos calculistas, agimos por coração e lutamos muito. Salvo raras exceções, é muito mais fácil encontrar pais que abandonaram seus filhos, do que o contrário. Eu sou pai e mão dos meus filhos e esta característica de luta, tão feminina, está presente em tantos lares da nossa cidade e do nosso país. Foi muito difícil chegar onde cheguei e ser eleita, por isso, convido todas as mulheres a não abandonarem as situações difíceis. É hora de nós, mulheres, lutarmos por nossa cidade, fiscalizando as escolas, os postos de saúde. Tenho certeza da força das mulheres e juntas podemos transformar Barra Mansa – convidou Maria Lúcia.

O vereador Marcell Castro, representando os demais vereadores, lembrou a importância da mulher nos momentos decisivos da história do Brasil e do mundo, além de destacar mulheres importantes para a sociedade barra-mansense, como a Cecília Monteiro de Barros.

- As mulheres têm papel protagonista na história da humanidade. Dia das mulheres é todo dia – ressaltou Marcell.

Janaína Santos Almeida, contadora, mãe do Théo e esposa do vereador Thiago Valério, se disse surpresa com a homenagem. A auxiliar de enfermagem Lenimar Rosa, que trabalhou por cerca de vinte anos no posto de saúde do bairro Vila Maria, agradeceu à Câmara, em nome de todas as homenageadas.

-Me sinto muito emocionada com esta homenagem e agradeço ao todos os vereadores, em especial ao Marquinho Pitombeira e a seu pai, que sempre souberam me respeitar como pessoa e como política, também. Fui contratada pela Prefeitura de Barra Mansa para trabalhar no posto de saúde do bairro Vila Maria e sempre gostei do atendimento domiciliar. Saía com os instrumentos necessários para os curativos de cada paciente e, muitas vezes, fui ao hospital lutando pelos doente e, até mesmo, buscando os atestados de óbito, quando era necessário. A luta foi grande, mas agradeço quem sempre esteve ao meu lado como minha mãe e minha sogra, por me ajudarem a cuidar dos meus filhos, e ao meu marido, que sempre me apoiou – lembrou Lenimar.

Presente à homenagem, o prefeito Rodrigo Drable Costa parabenizou as homenageadas e ressaltou conquistas de seu governo que vão melhorar a vida das mulheres em Barra Mansa.

-Temos nas mulheres uma referência de vida. Eu, em especial, tenho minha vó, homenageadas esta noite e que foi uma segunda mãe. Nestes dois meses de mandato, já tivemos algumas conquistas, que vão melhorar a vida das mulheres em Barra Mansa. Estamos praticamente inaugurando a UTI Neonatal do Hospital da Mulher. Desde a campanha, recebo muitos pedidos relativos ao atendimento de pediatras, outra questão importante para as mulheres. E a partir deste mês, teremos dois plantões de pediatria na cidade, um no Centro e outro na Região Leste. Além disso, iremos restabelecer os exames preventivos femininos, por meio de mutirão, num primeiro momento e, depois mantendo sua realização nos postos de saúde – A vontade de mudar é muito maior do que as dificuldades – anunciou o prefeito.

Homenageadas pela Câmara de Barra Mansa

Beatriz Roque de Amorim – Elias Barbosa Romeiro