Os vereadores de Barra Mansa aprovaram, nas últimas sessões, sete pedidos de informação sobre ações do Executivo. Os requerimentos, de autoria dos vereadores Marcelo Borges, Thiago Valério e Wellington Pires, pedem que o Executivo encaminhe à Câmara informações sobre o processo de licitação e contrato do consórcio municipal de transporte e verbas para construção do Centro de Iniciação Esportiva. Os pedidos de informação também solicitam dados sobre SAAE, secretaria de saúde, BM Invest e Previbam.

Durante a sessão de instalação do ano legislativo, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges, havia destacado que a ação fiscalizadora dos vereadores será exercida de forma intensa e que os pedidos de informação serão constantes. O presidente solicitou, ainda, que haja colaboração do Executivo no envio das informações, o que não aconteceu no mandato anterior. De autoria do vereador, foram aprovados os requerimentos que solicitam a folha de pagamento da Secretaria de Saúde nos meses de setembro, outubro e novembro do ano passado, discriminando cargos, salários e gratificações, e sobre contratos e possíveis dívidas do SAAE com a empresa Ecolimp.

O vereador Luís Antônio Cardoso, ao justificar seu voto favorável ao pedido de informação sobre a folha de pagamento da Saúde, ressaltou que a secretaria possui uma dívida extensa, que inclui a confecção de abadás para o “Bloco da Saúde”, realizado no mandato anterior.

-Existem pequenas dívidas, além da dívida consolidada da prefeitura, como o débito com uma pequena confecção de Angra dos Reis, que produziu abadás para o “Bloco da Saúde”. A dívida é de cerca de R$100 mil, um verdadeiro Carnaval do dinheiro público. O pior é que solicitaram à empresa a emissão da nota fiscal, não efetuaram o pagamento, mas a confecção teve que recolher o imposto devido, quase causando seu fechamento – noticiou Luís Antônio.

Foram aprovados, ainda, quatro requerimentos de pedido de informação de autoria do vereador Wellington Pires, entre eles, a cópia do processo de licitação dos ônibus em Barra Mansa. De acordo com o vereador, é preciso fazer uma análise desta licitação, tendo em vista, os inúmeros problemas enfrentados pela população no transporte público. O vereador José Abel Mariano, durante a votação do requerimento, informou que fez um pedido de audiência pública, para discutir  com as empresas de ônibus as deficiências em horários, quantidade de ônibus e, principalmente, sobre o valor da tarifa.

O vereador Wellington Pires também solicitou informações sobre verba autorizada pelo Ministério dos Esportes para a construção de um Centro de Iniciação Esportiva e acerca das atividades desenvolvidas pela BM Invest. Por meio de requerimento de informação, o vereador pede, ainda, dados gerais sobre a Previbam, principalmente, sobre a saúde financeira do fundo de previdência. O vereador justificou o pedido como uma medida preventiva.

-Precisamos fiscalizar para que não tenhamos no município o mesmo problema enfrentado no Estado, em que os aposentados e pensionistas nunca sabem quando vão receber – afirmou Wellington.

O vereador Jaime Alves de Almeida destacou que a Previbam já nasceu deficitária, mas foi enviada, na época, uma mensagem do Executivo propondo o parcelamento da dívida, que nunca foi cumprido integralmente.

Os transtornos causados pela realização da obra de canalização de água na rua São Pedro, no bairro Vista Alegre, levaram o vereador Thiago Valério a solicitar cópia de inteiro teor do processo licitatório e informações sobre o cronograma da obra.

- Acreditamos que existem deficiências no projeto desta obra e não existe um cronograma para seu término. Esta obra foi herdada do governo passado e seus problemas também. Mas destaco o bom atendimento do diretor atual do SAAE, sempre que procurado para dirimir estas e outras questões  – afirmou Thiago.

15 Ago 201707:00PM -
08 Ago 201707:00PM -