Jardel Souza Azevedo atendeu convocação da Câmara para comparecer e prestar esclarecimentos aos vereadores.

O diretor executivo do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto –SAAE- de Barra Mansa utilizou a tribuna da Câmara municipal para esclarecer questionamentos dos vereadores acerca de aumento da tarifa de água, desperdício na infraestrutura e atividades da autarquia. A convocação  do diretor atende ao requerimento do vereador Luiz Furlani. O comparecimento de Jardel estava marcado para a sessão de quinta-feira, 07 de abril, mas foi adiada em razão do luto oficial no Poder Legislativo municipal decretado pelo falecimento do ex-prefeito Luiz Amaral.

Após uma breve apresentação sobre a estrutura do SAAE, em que demonstrou que a autarquia possui um orçamento de R$41 milhões e em 2016 iniciou as atividades com déficit de mais de R$2 milhões, Jardel Souza respondeu às perguntas dos vereadores. O vereador Luiz Furlani, que solicitou  a convocação do diretor, o questionou sobre a legalidade dos reajustes na tarifa de água em julho e dezembro de 2015. Furlani argumentou que, de acordo a legislação vigente, o reajuste de água só pode ser feito anualmente. O diretor afirmou que não poderia responder por reajustes realizados em 2015, pois assumiu o cargo no SAAE em janeiro deste ano. Furlani solicitou, então, que o diretor respondesse através de ofício ao questionamento.

O vereador Marcelo Borges contestou obras de recapeamento asfáltico realizadas pelo SAAE, que oneram as despesas da autarquia, resultando no reajuste da tarifa.

- O recapeamento asfáltico da avenida Presidente Kennedy será realizado pelo SAAE, com custo de R$2,8 milhões. Isso deve ser realizado pela SUSESP, porque compromete o orçamento do SAAE, que poderia ser investido na troca da rede de água e esgoto, que é muito antiga e provoca grande desperdício na cidade – afirmou Marcelo.

Para o diretor, a Lei 4417/2015, que define novas obrigações ao SAAE, teve de ser elaborada para que autarquia assumisse a gestão dos resíduos sólidos no município. O presidente da Câmara, vereador José Luiz Vaneli, o Leiteiro, alertou aos vereadores que foi enviada mensagem do Executivo alterando o artigo 12 dessa lei e criando outras atribuições à autarquia.

-Esta nova mudança proposta pelo Executivo cria mais uma despesa para o SAAE. Todas estas despesas são embutidas na conta de água do município. O SAAE precisa recuperar  o que danificar e não recapear uma via inteira, como está sendo feito agora. Este ano, por exemplo, o SAAE tinha uma dívida de mais de R$2 milhões e agora assume uma obra no valor de R$2,8 milhões, que não deveria ser realizada por ele. A conta não fecha – argumentou Leiteiro, que ainda questionou o diretor a quantidade de água desperdiçada na rede.

Jardel afirmou que o nível de desperdício em Barra Mansa é de 37%, menor que o índice nacional. Entretanto, o vereador Leiteiro afirmou que a taxa ainda é elevada e o SAAE necessita investir na modernização da rede.

O vereador Rodrigo Drable questionou os gastos do SAAE com limpeza e varredura e o não pagamento da conta de luz por dois meses.

-Aqui em Barra Mansa ao pagarmos pela conta de água, pagamos, também por capina, pintura de ponte, limpeza de vias. Isso está errado. Além disso, verifiquei que por dois meses, não foi feito o pagamento da conta de luz do SAAE e uma das justificativas para o reajuste no ano passado foi justamente o aumento nas despesas com eletricidade – questionou Rodrigo.

O diretor reconheceu que existe uma dívida do SAAE com a Light, fornecedora de eletricidade.

-Não conseguimos pagar porque não havia dotação orçamentária e estamos fazendo uma renegociação da dívida com a Light, que gira em torno de R$3 milhões – afirmou Jardel.

O vereador Vicente Carneiro Leão Filho, o Vicentinho, solicitou ao diretor a análise da cobrança de água para entidades sem fins lucrativos, que é realizada por um consumo mínimo. Vicentinho solicitou que o cálculo da água seja feito pela quantidade de água utilizada. O vereador Lia Preto parabenizou o SAAE pela obra que beneficiou os bairros São Francisco e Santa Izabel.

22 Out 201906:30PM -
15 Out 201907:00PM -