Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência e de entrega da Medalha de Mérito Esportivo Mário Pasquineli aconteceu no Palácio Barão de Guapi.

A sessão da última quinta-feira, 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Barra Mansa foi de homenagens. Os vereadores realizaram sessão alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro e homenagearam atletas barra-mansenses com a entregada Medalha de Mérito Esportivo Mário Pasquinelli.

Cada vereador indicou um atleta para ser condecorado com a Medalha Mário Pasquinelli. Foram escolhidos 19 atletas de diversas modalidades como futebol, ginástica, lutas marciais, que incentivam a prática do esporte e elevam o nome da cidade. Entre os homenageados, o corredor Elias Barbosa Romeiro, ex-vereador que criou a medalha.

Além de Elias, foram homenageados: os jogadores de futebol Miluca, Jean Nascimento de Souza, Wesley Pereira da Silva e Rodrigo Carvalho Teixeira; o gerente pedagógico do centro de lazer Vila Nova Luis Miranda; o jogador e professor de futsal Bruno Assis de Oliveira; a ginasta de trampolim Bárbara Bock; o ciclista Carlos Alberto Bhering; a responsável pelo projeto de futsal feminino da cidade de Barra Mansa Edimara Aparecida dos Santos;o faixa marrom de jiu jitsu Daniel Esperança; faixa marrom de Karatê 2º Kiu, Bernardo Barreto de Vasconcelos; as faixas preta em Taekwondo 1º Dan, Daniela Júlio da Silva e Isabela Júlio da Silva; o treinador do time do Vale do Paraíba, Sebastião Nazareno de Souza; o lutador de jiu jitsu Stéfano Silva Oliveira; a jogadora e professora de xadrez, Dandara Dias Lacerda; o coordenador técnico e fundador do “Grupo de Corrida Prá Correr” de Barra Mansa Marcelo Rodrigues de Oliveira e o corredor de kart Fernando Stocco.

A sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra foi presidida pelo vereador Elias da Silva Andrade, o Lia Preto, homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares. Lia ressaltou que o Dia da Consciência Negra é uma data para reflexão.

-A Câmara tem atuado bastante na luta pela igualdade racial, principalmente com a criação do COMUPPIR – Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – que em pouco tempo já tem resultados positivos. O feriado da Consciência Negra é um dia não para comemoração, mas para reflexão, que irá banir a diferença com o que o negro ainda é tratado. Temos uma herança que subjuga o negro na história, mas isso está mudando e a população está desconstruindo este passado – avaliou Lia.

A professora Eliane Cruz proferiu, de forma bastante didática, palestra com o tema “Da origem das desigualdades até os dias de hoje”. Após a palestra iniciou-se a entrega das homenagens aos escolhidos por uma comissão formada por representantes dos movimentos de luta pela igualdade racial.

A Medalha de Mérito Escrava Maria Moçambique foi concedida à advogada Leda Fonseca, que atua ativamente e movimentos sociais e foi uma das fundadoras do Sindicato das Lavadeiras e da Associação de Mulheres e Cidadania de Barra Mansa. A presidente da Associação Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária, com base em Barra Mansa, Maria Aparecida Pedro, foi a homenageada com a Medalha de Mérito Comendadora Maria Sacchi de Moura. A escolhida para receber a Medalha de Mérito Thereza de Benguela foi a atriz e ex-Globeleza Nayara Justino. O vereador Lia Preto foi homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares.

::: Sessões da Câmara

10 Dez 201907:00PM -
Sessão
09 Dez 201909:00AM -
Sessão
05 Dez 201907:00PM -
Sessão

::: Contato

(24) 3322-2652
(24) 3322-3752