Os vereadores realizam na quinta-feira sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra.

A Câmara de Vereadores de Barra Mansa celebra o Dia da Consciência Negra e a luta pela igualdade racial em sessão solene a ser realizada nesta quinta-feira (12) no Palácio Barão de Guapi. Durante a sessão serão entregues quatro medalhas de mérito homenageando cidadãos que se destacaram em suas atividades, trabalhando para a conscientização da importância da igualdade racial na sociedade.

Os homenageados foram escolhidos através de comissões formadas por representantes do Legislativo, do Executivo e do movimento de consciência negra, de forma criteriosa para retratar devidamente a luta pela igualdade racial. A advogada  Leda de Souza Fonseca será homenageada com a Medalha de Mérito “Maria Moçambique”. A medalha Maria Sacchi será entregue à professora Maria Aparecida Pedro. A modelo Nayara Justino, que levou o nome de Barra Mansa para todo país através de seu trabalho como Globeleza, receberá a Medalha de Mérito Thereza de Benguela.

A Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares será entregue ao vereador Elias da silva Andrade, o Lia Preto. O vereador, sempre atuante no movimento de igualdade racial, criou este ano, através de projeto de lei, o COMUPPIR – Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Conduzida-. Lia afirma que a realização da sessão em homenagem aos negros em um palácio construído por escravos representa a afirmação do negro na sociedade atual

-Esta sessão e a concessão destas medalhas é um grande avanço para o movimento da consciência negra. Esta é uma ferramenta na luta pela igualdade racial, porque acontece em uma casa de leis, onde temos voz e vez. E para que as coisas comecem a mudar, o negro precisar ocupar todas as esferas do poder, com trabalho e dedicação. Um palácio que foi construído por escravos para barões e senhores do engenho utilizarem, hoje é palco para homenagens a negros que lutam pela igualdade e pela conscientização da sociedade. Esta inversão é muito representativa e importante para nós – destacou Lia.

Durante a sessão solene, os vereadores realizam, também, a entrega da Medalha de Mérito Mário Pasquinelli a dezenove atletas barra-mansenses que se destacam no esporte.

10 Dez 201907:00PM -
09 Dez 201909:00AM -