Na tarde desta quinta-feira (08) os alunos do 6º ano do Colégio Municipal Marcello Drable, localizado no bairro Ano Bom, estiveram na casa parlamentar para conhecer um pouco mais de seu funcionamento e história.

Os alunos  visitaram todos os departamentos da Câmara e viram de perto como é seu funcionamento. Eles aprenderam um pouco do processo que envolve a realização das leis, além da história não apenas da Câmara, mas também da cidade de Barra Mansa. A professora Anna Luiza Portugal, que planejou a visita, afirmou que os alunos estão se inserindo no mundo político.

-Os alunos estão aprendendo na disciplina de História sobre o nascimento da democracia, por isso, os trouxemos à Câmara para que conheçam e se insiram nas questões  políticas do município – afirmou Ana Luiza.

Após conhecerem o prédio da Câmara, os alunos foram recebidos pelo Presidente da casa, vereador Marcelo Borges, no plenário. O presidente, que foi aluno do colégio Marcello Drable, lamentou a falta de estrutura do estabelecimento:

-Fui aluno do colégio Marcello Drable e é muito triste vê-lo sem estrutura para atender aos alunos. Por ser uma escola antiga, acredito que seja preciso construir outra, pois, apenas uma reforma não é suficiente- lamentou Marcelo.

O presidente falou, ainda, da importância dos cidadãos fiscalizarem o trabalho dos políticos e das maneiras que a Câmara vem trabalhando para aumentar sua transparência.

-O cidadão deve fiscalizar quem elege, pois nós, políticos representamos o povo. Esta semana, o senador Romário teve um projeto de lei aprovado que insere no currículo escolar o estudo da Constituição. Isto é importantíssimo, pois o cidadão consciente de seus direitos, questiona o governo e luta pela seu cumprimento. Aqui na Câmara implementamos diversas ações para aumentar a transparência de nossas atividades, como a TV Câmara, que transmite as sessões on line; o Portal da Transparência, que publica todos os gastos da Câmara; rastreadores nos nossos veículos – informou o presidente.

Os alunos questionaram o presidente a respeito do orçamento do município, as funções do vereador e do prefeito, a questão de falta de verba para a Educação. Em seguida, os estudantes visitaram o Palácio Barão de Guapy, para terem mais conhecimento sobre a história de Barra Mansa.

10 Dez 201907:00PM -
09 Dez 201909:00AM -